FAQ

Determinamos como missão que os nossos clientes nos conheçam cada vez melhor. Só assim os podemos servir bem.

Seguem-se algumas questões que podem ter ficado por responder.

  • Localização Geográfica de Portos Nacionais?

    • O Porto de Leixoes fica situado a 41º 11' N de Latitude e 8º 42' W de Longitude.
    • O Porto de Sines fica localizado a 37º 57' N de Latitude e 8º 53' W de Longitude.
    • O Porto de Setubal esta localizado no estuario do rio Sado e na Latitude 38º 26' N e Longitude 8º 59' O.
    • O Porto de Lisboa tem a localização geográfica de 38º e 42 ' Norte de Latitude e 09º e 06' Oeste de Longitude, e o canal de acesso tem fundos de cerca de 13 m ao zero hidrográfico.
      A densidade da água no Porto de Lisboa é de 1.003.
      A hora local é presentemente igual à UTC.
  • Para que servem os "Incoterms"?

    • Os Incoterms são reconhecidos internacionalmente desde 1936 e são terminologias caracterizadoras em certas transações comerciais, defenindo os termos de entrega das mercadorias entre o comprador e o vendedor. Não basta que o contrato de compra e venda mencione os termos comerciais da operacao em si, os Incoterms são fundamentais para definir , quem paga, os custos da carga ou descarga da mercadoria, quem devera efectuar o seguro, etc.
      Sugere-se consulta aos vários Sites sobre esta matéria , dos quais destacamos : www.proqc.com
      Genericamente os Incoterms mais conhecidos são:

- Exworks
Em que é obrigação do vendedor: entregar a mercadoria nas suas instalações.
Em que é obrigação do comprador: Levantar a mercadoria nas instalações do vendedor e tomar todas as medidas , por sua conta e risco para trazer a mercadoria até ao destino final.

- FOB:
É obrigação do vendedor: Entregar a mercadoria a bordo. Proceder ao desembaraço aduaneiro e pagar as despesas de carregamento com as praticas correntes no porto , desde que não estejam incluidas no frete.
É obrigação do comprador: Nomear o transportador, contratar o transporte e pagar o frete. Pagar as despesas de carregamento desde que estejam incluidas no frete. Pagar os custos de descarga.

- CIF:
É obrigação do vendedor: Contratar o transporte e pagar o frete até ao porto de destino. Entregar a mercadoria a bordo e proceder ao desembaraço aduaneiro. Fazer o contrato de seguro de transporte e pagar o respectivo prémio. Pagar as despesas de carregamento. Pagar as despesas de descarga desde que estejam incluidas no frete.
É obrigação do comprador: Aceitar no porto de destino na data combinada as mercadorias e pagar as despesas de descarga desde que não estejam incluidas no frete.

  • Quais as equivalências métricas mais frequentes?

1 pé= 0,3048 mts
1 metro = 3,2808 pés
1 jarda = 0,9144 mts
1 légua = 4,828 kms
1 milha náutica = 1,853 kms
1 nó = 1,8532 kms/ hora

  • Links mais usuais em shipping?

GRUPO ETE
TRANSINSULAR-PORTUGAL
APDL-PORTO DE LEIXOES
APL-PORTO DE LISBOA
APSS-PORTO DE SETUBAL
APS-PORTO DE SINES
AGEPOR-PORTUGAL
PAUTA ADUANEIRA
SERVICO METEOROLOGICO
METEOROLOGIA INTERNACIONAL
NACOES UNIDAS-ISO CODES
IMO-INTERNATIONAL MARITIME ORGANIZATION
B.I.M.C.O.
ASSUNTOS NAUTICOS
PORTOS MUNDIAIS
MAPAS MUNDIAIS
BANDEIRAS MUNDIAIS
LLOYDs
Container Shipping Companies
FONASBA
FIATA
INMARSAT
WORLD SHIPPING DIRECTORY
WORLD SHIPPING REGISTER
PORT STATE CONTROL

  • Capacidades de transporte de contentores standard?

    • A capacidade de carga interior de um contentor standard de 20 pés , é de cerca de 33 m3, tendo aproximadamente as seguintes medidas externas:
      -altura 2,3m
      -comprimento: 5,8 m
      -largura 2,3m
      Max. payload 18.140 kgs
    • Um contentor standard de 40 pés tem um volume de carga de cerca de 67 m3 , com aproximadamente as seguintes medidas externas:
      -altura 2,3m
      -comprimento 12,1 m
      -largura 2,3m
      Max. payload 26.650kgs

                                                     
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